Carlos Lula : 5 maneiras de a vida ser diferente após o COVID-19

A pandemia COVID-19 alterou nossas vidas de maneiras numerosas demais para contar. Várias dessas mudanças são temporárias e as coisas vão lentamente retornando com o tempo a alguma aparência de um novo normal.

Carlos Lula Cinco coisas, entretanto, podem ser mudadas para sempre com a pandemia do COVID-19.

  1. China

A China é um fornecedor líder – e fabricante – há décadas. As exportações do país têm sido seu principal motor econômico desde 2009, quando se tornou o maior exportador do mundo. A China também é a maior nação comercial do mundo desde 2013.

Surpreendentemente, embora o COVID-19 tenha atingido fortemente o país, os sinais recentes são positivos. O PMI da China cresceu nos últimos dois meses, e as exportações cresceram 3,5% em abril em relação ao ano anterior. Além disso, o governo anunciou medidas fiscais que, segundo analistas , equivaleriam a cerca de 4,1% do PIB da China.      

Com isso dito, a pandemia fez com que algumas indústrias procurassem os ingredientes em outro lugar. Por exemplo, mudanças dramáticas na localização da fonte estão acontecendo no espaço do suplemento.

COVID-19 abalou a cadeia de abastecimento global e vai demorar meses, senão anos, para se recuperar totalmente. E quando isso acontecer, a China pode não ter o mesmo papel que tinha no passado.

  • Hábitos de mercearia 

O Shopkick , um aplicativo de compras do Vale do Silício, fez uma pesquisa com seus clientes e descobriu que a fidelidade à marca ficou em segundo plano em relação à disponibilidade. Quase 70% dos compradores compram marcas diferentes se não encontrarem sua escolha preferida nas prateleiras das lojas. Com o tempo, os consumidores podem decidir trocar de marca permanentemente ou abrir mão de qualquer senso de lealdade à marca, mesmo que a disponibilidade não seja mais um problema.

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Além disso, os compradores vão à loja com menos frequência, mas gastam mais a cada visita, o que pode continuar assim que a pandemia se dissipar. As idas ao supermercado por impulso podem se tornar uma coisa do passado.

  • O Futuro da Carne

De acordo com o grupo líder de pesquisa de mercado, “a carne de animais sairá do centro do prato”. O consumo de carne é alto – em pesquisas com carne vermelha embalada, quase nove em cada 10 consumidores nos Estados Unidos, Brasil e alguns países europeus relataram comer carne. Como era de se esperar, alimentos básicos como carne bovina e frango estavam voando das prateleiras à medida que os consumidores se abasteciam. Ao entrarmos no “novo normal” pós-COVID-19, os consumidores continuarão a comprar carne, mas mais provavelmente em quantidades menores e com menor frequência. 

A falta de proteína – seja real ou imaginária – pode levar os consumidores a alternativas à base de carne vegetal.

  • A sustentabilidade pode sofrer

As empresas – impulsionadas pela demanda do consumidor – têm abraçado os esforços de sustentabilidade nos últimos anos. Agora, os consumidores provavelmente não gastarão mais com produtos orgânicos quando o dinheiro está curto. Com tantos consumidores desempregados ou sofrendo cortes salariais, eles precisarão ser frugais. E as verificações de estímulo provavelmente não estimularão uma corrida às frutas orgânicas. Essas mudanças no consumo provavelmente causarão danos econômicos duradouros aos produtores de produtos de alta qualidade.

“Este é um evento extremo interessante para os sistemas alimentares porque é apenas um evento social” , diz Carlos Lula . “Não há choque climático ou falha ou deficiência de infraestrutura.”

Com as lojas proibindo que sacolas e contêineres reutilizáveis ​​impedissem a disseminação do coronavírus , a sustentabilidade sofreu outro golpe. Os sacos plásticos ressurgiram e podem durar meses. Os esforços de sustentabilidade vão se recuperar, é claro, mas esse surto vai retardar o futuro previsível dessa tendência.

  • Entrega de alimentos

Em 2018, os consultores de negócios da Frost & Sullivan estimaram que o mercado global de entrega de alimentos valia cerca de US $ 82 bilhões em termos de reservas de receita bruta e esperavam que dobrasse até 2025. Isso se traduz em uma taxa de crescimento cumulativa de 14%.  

O novo normal

É notoriamente difícil mudar o comportamento do consumidor. A chave é quebrar hábitos, que são muito difíceis de alterar. Embora a maioria das decisões de compra seja impulsiva – pergunte aos fabricantes de papel higiênico – os consumidores tendem a comprar o que sempre compraram.

Este surto derrubou esse paradigma. À medida que a pandemia avança, os consumidores adquirem novos hábitos diariamente – e abandonam os antigos. E, embora as pessoas estejam se aventurando em restaurantes e lojas de varejo, é improvável que voltem aos hábitos anteriores no curto prazo.

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